quarta-feira, 29 de abril de 2009

Rápido

Acho que era o Marcel Marceau que tinha uma pantomima em que ele representava a vida de um homem, do berço ao túmulo, em menos de um minuto. Shakespeare, claro, tem seu famoso solilóquio sobre as idades do homem que também é uma maravilha de sintetização poética. Nossas vidas, afinal, comparadas com a idade do Universo, se desenrolam em poucos segundos. Cabem numa pagina de diálogo.

-Quer dançar?
-Obrigada!
-Você vem aqui sempre?
-Venho!
-Vamos namorar firme?
-Bom... Você tem que falar com o papai...
-Já falei com seu pai. Agora é só marcar a data.
-26 de julho?
-Certo.
-Não esqueça das alianças...
-Você me ama?
-Amo.
-Mesmo?
-Sim.
-Sim.
-Parece mentira. Estamos casados. Tudo está acontecendo tão rapido...
-Sabe o que foi que disse o noivo nervoso na noite de nupcias?
-O quê?
-Enfim, S.O.S.
-Você estava nervoso?
-Não. Foi bom?
-Mmmm. Sabe de uma coisa?
-O quê?
-Eu estou grávida.
-É um menino!
-A sua cara...
-Aonde é que você vai?
-Ele está chorando.
-Deixa... Vem cá.
-Meu bem...
-Hmm?
-Estou grávida de novo.
-É menina!
-O que é que você tem?
-Por quê?
-Parece distante, frio...
-Problemas no trabalho.
-Você tem outra!
-Que bobagem.
-É mesmo... Você me perdoa?
-Vem cá.
-Aqui não. Olha as crianças...
-O Junior saiu com o carro. Ia pegar uma garota.
-Você já falou com ele sobre...
-Já. Ele sabe exatamente o que fazer.
-O quê? Você deu instruções?
-Na verdade ele já sabia melhor que eu. Essa geração já nasce sabendo. Só precisei mostrar como se usa o macaco.
-O quê?!
-Ah, você que dizer...Pensei que fosse o carro. E a Beti?
-Parece que é sério.
-Ela e o analista de sistemas?
-É. Aliás...
-Estão vivendo juntos. Eu sabia!
-Ela está indo para o hospital.
-Já?!
-São gemeos!
-Sabe que você até que é uma avó bacana?
-Quem diria...
-Vem cá...
-Olha as crianças.
-Que crianças?
-Os gemeos. A Beti deixou eles dormindo aqui.
-Ai.
-Que foi?
-Uma pontada no peito.
-Você tem que se cuidar. Está na idade perigosa.
-Já?!
-Sabe que a Beti está gravida de novo?
-Devem ser gemeos outra vez. O cara trabalha com o sistema binário.
-Esse conjunto jo Junior precisa ensaiar aqui em casa? Que inferno.
-E o nome do conjunto? Terror e Êxtase.
-Vão acordar os gemeos.
-Ai.
-Outra pontada?
-Deixa pra lá. Olha, essa musica até que eu gosto. Não é um rock-balada?
-Não. Eles estão afinando os instrumentos.
-Quer dançar?
-Não! Você sabe o que aconteceu da ultima vez.

LUIS FERNANDO VERISSIMO- COMEDIAS PARA SE LER NA ESCOLA

3 comentários:

Unknown disse...

Adoooro Veríssimo, este livro, este texto... tudo!

Unknown disse...

Esse é o texto "Rápido" ?

Dayane disse...

Sim